sábado, 8 de maio de 2010

Salada com Flores


                  
                                               



Com a chegada da primavera uma nova opção para fazer as refeições ficarem mais atraentes é incluir flores em nossas receitas. Pode parecer estranho, exótico, mas as flores frequentam nossos pratos há muito tempo. Couve-flor, brócolis, alcachofra, flor de abóbora e até mesmo o açafrão, são nossos velhos conhecidos. As flores do momento são outras. Estamos falando das rosas, begônias, capuchinha, amor perfeito, alfazema, gerânio, cravina e até tulipas, que saem dos vasos e hoje são ingredientes de muitas receitas dando um toque requintado à gastronomia.


Mas como cuidado nunca é demais, principalmente quando o assunto é alimento, é preciso saber quais são as espécies de flores utilizadas para consumo e se são cultivadas especialmente para esta finalidade. Algumas podem ser facilmente encontradas em mercados.

Como apresentam consistência delicada e sabor sutil é preciso ter cuidado ao escolher os temperos e acompanhamentos para que o gosto da flor seja percebido.





"As flores são ingredientes de muitas receitas e elas acrescentam, além de sabor, muita beleza aos pratos" ,
Quais as flores comestíveis mais comuns?


São os capuchinhos, as rosas, as begônias, as calêndulas, os amores-perfeitos, os crisântemos, as tulipas e as de alfazema. Cravinas e verbenas-limão também podem ser usadas, apesar de menos populares.



Em geral, elas se harmonizam com que tipo de prato?

Saladas, verduras e frutas, doce de flores. Também são adicionadas a picles, geléias, vinagretes, caldas, pães, bolos e biscoitos, sobremesas e tortas. Um uso bastante comum é na decoração dos pratos.







Elas têm alguma propriedade nutricional?

Muitas delas têm propriedades nutricionais. É o caso do capuchinho, que tem vitamina C e um sabor picante. Pela beleza, ele também é empregado para decorar saladas e pratos. Como a inclusão de flores comestíveis na alimentação ainda é algo muito recente, não se sabe muito sobre o valor nutricional delas. Porém, pode-se dizer que, como as flores são ricas em néctar e pólen, são também ricas em minerais e vitaminas. As rosas, por exemplo, são ricas em vitamina C. As folhas de algumas outras possuem ferro, cálcio e fósforo. Além de tudo, têm baixa caloria, por serem muito leves e com alto teor de água. A calêndula é utilizada já há muitos anos para corante de bolos e caldas. Já o amor-perfeito pode virar tempero de saladas e tem gosto suave. Enfim, o sabor varia muito de flor para flor.





É possível fazer uma lista com as características e usos mais comuns das principais flores com uso culinário?

Elas podem ser utilizadas para aromatizar vinagres e azeites; salpicadas em saladas, para colorir e dar um sabor diferente. Uma dica bastante interessante é fazer cubos de gelo com flores, para dar um toque especial a bebidas. Algumas delas têm até uso terapêutico se colocadas em infusões para chás (mas consulte um naturopata antes de qualquer experiência). As pétalas também podem ser utilizadas em geléias, gelatinas, sorvetes, pudins, cremes e licores.

Entre as flores que usamos na decoração de ambientes, quais também podem ser aproveitadas na cozinha?

As rosas, begônias e amores-perfeitos são as mais comuns.





O cultivo das flores usadas na cozinha tem de ser diferenciado?

As flores utilizadas na alimentação não são as mesmas comercializadas em floriculturas (que são cultivadas com produtos químicos). As flores comestíveis devem ser adquiridas de produtores especializados, que não utilizam qualquer tipo de agrotóxico ou tratamento químico no plantio. Flores como azaléia e bico-de-papagaio são altamente venenosas, daí a importância de não utilizar qualquer tipo de flor na gastronomia.



Como escolher as melhores flores? A aparência ainda é o mais importante?

As pessoas devem escolher as flores em produtores especializados. A aparência também conta, mas o mais importante é que elas não sejam cultivadas com produtos químicos (1768). Já para os produtores o melhor momento para colhê-las é logo após o orvalho ter secado, logo de manhã. Ou no fim da tarde, se as flores aparentarem estar em boa condição. Não se pode colher as flores no meio do dia, já que o calor pode secar o sabor e causar uma perda também das cores. Nunca use as flores do seu próprio jardim, que podem ter sido contaminadas de alguma maneira ou conter partes venenosas. Partes brancas e galhinhos não devem ser mastigados e é preciso ser retirados antes de utilizá-los na cozinha. Lave as flores com água (somente) de forma delicada ou quem sabe até utilizando um spray de água, pois elas são frágeis e machucam com facilidade. Seque sempre com toalhas de papel e deixe secar no ar mesmo.



As flores podem ir ao fogo?

O ideal é que elas sejam consumidas sem cozimento, preservando a aparência e o sabor em sua totalidade.



As pétalas vão à mesa

No início, a beleza das flores intimida. Mas não tenha medo de arriscar, a experimentação é a melhor maneira de se tornar íntimo de mais este ingrediente. A única regra é não cozinhar as flores ou elas perdem muito de sua aparência encantadora , afirma Anette Heuser, sócia da Ervas Finas (empresa especializada no cultivo de flores para consumo culinário). Use toda sua criatividade e inclua as flores na finalização dos pratos, até uma simples salada de alface vai ficar bem mais atraente .



Rosas refrescantes

Quem mora em São Paulo ou está passando pela cidade, não pode perder a chance de provar o sorvete de rosas. Ele faz parte do menu da sorveteria Soroko, localizada na rua Augusta e conhecida pelas receitas à base de leite de soja (consumidas, principalmente, pelos veganos: trata-se de uma tribo que dispensa qualquer alimento de origem animal, incluindo leite e seus derivados). A receita leva, além do xarope de rosas, a própria geléia produzida com a flor.

 Receita


Olha uma  idéia para usar amanhã dia das Mães  um Prato maior Branco  com flores comestiveis e  um transparente em cima das  flores








 
 
 
 
 
 
primavera. A mais colorida e reconfortante estação do ano e, com ela, vem também as inspirações para os cardápios criados com as flores comestíveis. As espécies são muitas, mas muito cuidado com a sua seleção para o preparo de pratos doces e salgados. O importante aqui é ficar claro que as flores utilizadas na alimentação não são essas vendidas em floriculturas, pois são tratadas com produtos químicos que podem trazer sérios danos para a saúde. Flores comestíveis devem ser adquiridas de produtores especializados, que não utilizam qualquer tipo de agrotóxico ou tratamento químico em seu cultivo (leia mais no http://gestaogastronomica.blogspot.com). No mais é saborear o espetáculo, beleza e sabores inusitados que elas proporcionam. Um brinde!


 

Ingredientes - Salada: 4 folhas de alface americana

1/2 manga pouco madura cortada em lâminas

1 cenoura crua cortada em rodelas finas

½ mini pepino pequeno em rodelas finas

½ pimentão pequeno vermelho

½ pimentão pequeno verde

12 mini tomates

4 folhas de abóbora nova orgânica

8 flores de amor-perfeito

8 flores de Capuchinha





Ingredientes - Molho de Tangerina:

100 ml de suco de tangerina fresco e coado

200 ml de azeite de oliva extra-virgem

3 colheres (sopa) de licor de laranja

1 colher (café) de sal

1 colher (café) de pimenta rosa moída na hora de uso



Modo de preparo – salada e molho:

Lave todos os ingredientes da salada e deixe-os em imersão em água mineral na parte baixa do refrigerador por 3 horas. Retire, escorra-os bem, rasgue as folhas e monte a salada da seguinte forma: disponha a alface em camadas seguido das lâminas de manga, cenoura, pepino, pimentões, mini tomates e folhas de abóbora. Regue com o molho de tangerina (bata todos os ingredientes em liquidificador por 3 minutos) e decore com as flores de amor-perfeito e capuchinha. E está pronta a sua deliciosa e exótica salada.

Uma florida e ensolarada semana para você e sua família e até a próxima semana com mais novidades para você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário